Pós-graduação em Segurança de Voo

Modalidade Presencial

Metodologia Remota

Inscrições abertas!

Duração do curso

12 meses

Investimento

Inscrição: R$ 100,00

Conheça o curso

Segurança aérea é um conceito subjetivo, conhecido no meio aeronáutico como Segurança de Voo, e é definido pela Organização de Aviação Civil Internacional – OACI como sendo o “estado no qual o risco de ferir pessoas ou causar danos em coisas se limita a, ou está mantido em ou abaixo de, um nivel aceitável, através de um proceso contínuo de identificação de perigos e gerenciamento de riscos” (Doc 9859/OACI).

Na aviação civil, a segurança aérea é tratada sob cinco diferentes enfoques: aeronave (em termos de projeto de produto, de processo de fabricação e de manutenção), pessoal (pilotos, comissários de voo, mecânicos, despachantes operacionais, etc.), aeródromo (infra-estrutura do aeroporto), operação (condições mínimas para gestão organizacional da empresa, sob o enfoque da segurança) e navegação aérea (aerovias, controle de tráfego aéreo, cartas aeronáuticas, comunicações, etc.). 

Junta-se a estes cinco enfoques, um sexto elemento extremamente importante para o contínuomelhoramento dos índices de segurança, que é a investigação de acidentes. Este sexto elemento permite identificar deficiências e proporaçõescorretivas (as chamadas recomendações), para que um próximo evento semelhante não ocorra novamente. A segurança aérea depende de uma doutrina ou filosofia de trabalho, baseada em atitude pessoal preventiva e que leva em conta três elementos: o Homem, a Máquina e o Meio (Ambiente). Nenhum acidente aéreo ocorre devido a um único fator. Um acidente aéreo é resultado de diversos fatores contribuintes e é subsequente a vários outros incidentes aéreos de mesma natureza, que já haviam acontecido, sem maiores consequências, e que não haviam sido tratados convenientemente através de ações corretivas. A segurança aérea é multidisciplinar e é composta por diversas especialidades profissionais aplicadas à aviação. O objetivo principal é evitar ocorrências ou re-ocorrências de um incidente ou de um acidente através do estudo sistemático destes acidentes aéreos ou incidentes aéreos, com o objetivo de prevenir futuras ocorrências.

Pré-requisitos

Possuir curso de nível superior nas áreas de exatas, humanas, gestão, direito, tecnologia de manutenção de aeronaves, e afins, com vontade de ter conhecimento em segurança de aviação civil, como interagir em prol do crescimento do nível de segurança aérea, bem como a administração aeroportuária no prisma da segurança.

Documentos necessários para
fazer a matrícula

  • Cédula de Identidade;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Documento com foto que conste o CPF (CNH, novo RG e RNE para casos de estrangeiros);
  • Diploma;
  • Certificado de Conclusão de Curso da Graduação;
  • Histórico Escolar da Graduação;
  • Comprovante de residência;
  • Tratando-se de conclusão de ensino superior em outro país, está ciente que deverá apresentar o Diploma, Histórico Escolar e Certificado de Conclusão com Tradução Juramentada emitido por qualquer tradutor público ou pelo Consulado do país de origem, bem como equivalência de estudos.

Quer saber mais sobre este curso?

Insira seus dados no formulário e tenha todas as informações e condições de pagamento.

atendimento

(11) 94206-5023

[cz_contact_form_7 cf7="CF7 Quick Contact form" id="cz_100685" sk_label="margin-left:12px;"]