Pós-graduação em Gestão Escolar
Modalidade Presencial
Metodologia Remota
Inscrições abertas!
Duração do curso
12 meses
Investimento
Inscrição: R$ 100,00
Conheça o curso
A proposta do Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão Escolar, é de trazer uma perspectiva em gestão democrática, pois, pela afirmação do direito à educação escolar básica com qualidade social. Assim, as ações curriculares e as abordagens teórico-metodológica deverão considerar os fatores externos e internos associados à gestão da escola.
Encontramos na gestão democrática da escola e nos sistemas é dos princípios constitucionais do ensino público segundo o Art. 206 da Constituição Federal de 1988. O pleno desenvolvimento da pessoa, marca da educação como dever de Estado e direito do cidadão conforme o Art. 205 da mesma Constituição, fica incompleto se tal princípio não se efetivar em práticas concretas no âmbito da escola. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394\96), confirmando esse princípio no seu Art. 3º e reconhecendo o princípio federativo, repassou aos sistemas de ensino a definição das normas da gestão democrática do ensino de acordo com o Art. 3º – inciso VIII.
Esta Lei apresenta-se diretamente no Art. 14, mas, consequentemente e com a educação nacional, reservou dois princípios que deverão ter caráter nacional e não poderão deixar de constar das normas estaduais e municipais sobre o assunto. Tais princípios que constam dos incisos I e II do Art. 14, dizem respectivamente: “I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”.
O Curso de Especialização busca ampliar a reflexão de conceitos e práticas fundamentais para a gestão escolar, o que inclui o enfrentamento dos desafios presentes na gestão do cotidiano das escolas.
Pré-requisitos
Profissionais com diplomas de graduação em cursos da área de educação e de áreas afins, que necessitem ou que tenham interesse em habilitar-se para a Gestão Escolar.
Documentos necessários para
fazer a matrícula
- Cédula de Identidade;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Documento com foto que conste o CPF (CNH, novo RG e RNE para casos de estrangeiros);
- Diploma;
- Certificado de Conclusão de Curso da Graduação;
- Histórico Escolar da Graduação;
- Comprovante de residência;
- Tratando-se de conclusão de ensino superior em outro país, está ciente que deverá apresentar o Diploma, Histórico Escolar e Certificado de Conclusão com Tradução Juramentada emitido por qualquer tradutor público ou pelo Consulado do país de origem, bem como equivalência de estudos.